Início » Crianças herdam a inteligência da mãe e não do pai
mae-inteligencia-pixabay
Foto: Pixabay-free
Saúde

Crianças herdam a inteligência da mãe e não do pai

Aí está uma pesquisa que a maioria dos pais (homens) vão detestar: uma equipa de especialistas em genética concluiu que é da mãe e não do pai que as crianças herdam a inteligência.

De acordo com os investigadores, é o cromossoma X o que mais influencia a cognição, sendo que existe em maior número (2) na mulher, em relação ao homem (1), pelo que é mais provável que os atributos cognitivos sejam passados de mãe para filho. 

Até há pouco tempo, era geralmente aceite que pai e mãe tinham igual influência na inteligência dos filhos. No entanto, ao que parece segundo esta pesquisa, as mães têm um maior impacto nas habilidades cognitivas dos filhos do que os pais.

Como se chegou à conclusão

Neste estudo, os investigadores usaram ratos geneticamente modificados para testar a teoria. E descobriram que testes embrionários que foram administrados predominantemente com material genético materno desenvolveram um crânio e cérebro desproporcionalmente maiores e corpos muito menores. Já aqueles nos quais foram administradas quantidades desproporcionais de material genético paterno, desenvolveram um corpo maior, mas um menor crânio e cérebro.

Para testar a teoria em humanos, os cientistas entrevistaram 12,686 jovens entre os 14 e os 22, todos os dias desde 1994 descobriram que o QI da mãe é o melhor barómetro da sua inteligência.

No entanto, isto não significa que o pai não desempenhe nenhum papel na determinação da inteligência dos filhos.

Apenas 40 a 60% da inteligência é hereditária, estimam os cientistas, sendo que o resto depende de fatores ambientais.

Para além disso, determinados traços genéticos (como a intuição ou as emoções) que têm um papel em “desbloquear” a inteligência, podem ser herdados do pai.

Fonte: nytimes.com

DONATIVOS

SIGA-NOS!

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar