Início » 8 mitos e verdades sobre o pós parto
pos-parto-pixabay
Foto: Pixabay-free
Saúde

8 mitos e verdades sobre o pós parto

Muitas dúvidas e medos costumam surgir quando o assunto é o pós parto. Período que vai desde o momento em que o bebé nasce até à próxima ovulação da mulher. Costuma durar de 6 a 8 semanas e chega ao fim quando a mãe volta a menstruar.

Para tranquilizar as mães mais ansiosas, aqui ficam algumas verdades e mitos sobre o pós parto:

1 – Durante a amamentação não há hipóteses de engravidar. 

Mentira. A possibilidade de engravidar durante a fase da amamentação é mais reduzida, mas nem por isso se deve excluir. Pelo sim, pelo não, e se não quer ser surpreendida, previna-se.

2 – É normal sofrer de prisão de ventre no pós parto? 

Verdade. Mas o problema pode ser evitado se adotar uma alimentação rica em fibras (presentes em alimentos como o mamão, laranja, aveia, alimentos integrais) e muitos líquidos.

3 – O cabelo pode cair com maior frequência depois do parto. 

Verdade. As mudanças hormonais que a mulher atravessa nessa fase podem levar a uma queda mais acentuada de cabelo. Mas é algo passageiro, pelo que não deve preocupar-se muito com isso.

4 – Deve evitar conduzir, fazer esforços e exercício físico no primeiro mês.

Verdade. No primeiro mês e meio, dois meses, após o parto não é recomendável que uma mãe faça grandes esforços nem exercício físico, como nadar, caminhadas, ginástica, corrida, ou desportos coletivos. Antes de voltar a fazer desporto, o melhor é falar com o/a médico/a que a acompanha, para ver se não há risco associado. A própria condução de um automóvel, que requer algum trabalho muscular (abdominal e do períneo) para pisar os pedais, é de evitar no primeiro mês, já que pode atrasar a cicatrização.

5 – Relações sexuais são contraindicadas no primeiro mês.

Verdade. Os vasos do útero onde antes ficava a placenta estão abertos, pelo que há risco de contaminação e infeção. O atrito do pénis durante a penetração também causa dor. O regresso às relações sexuais do casal deve começar devagar e gradualmente.

6 – Após o parto é normal eu não sentir desejo sexual? 

Verdade. Após a retirada da placenta, há uma redução das hormonas que reduzem a líbido e afetam a lubrificação vaginal. Além disso, a nova rotina, muito mais cansativa, pode fazer com que a mulher queira deixar o sexo para segundo plano. Porém, com o tempo, tudo tende a se normalizar.

7 – Amamentar queima calorias e ajuda emagrecer? 

Verdade. Isso acontece porque o metabolismo fica mais acelerado devido à produção de leite. Para produzir a substância, as mulheres gastam aproximadamente 400 calorias por dia, o equivalente a 30 minutos de corrida.

8 – O regresso às atividades é mais rápido em mulheres com parto normal

Verdade. Quanto menor a lesão dos tecidos, mais rápida é a recuperação. Na cesariana há um corte, o que torna a recuperação mais lenta e dolorosa. Em mulheres que tiveram parto normal, o regresso às atividades normais costuma acontecer após 45 dias.

Fontes: guiadobebe.uol.com.bromeubebe.compaisefilhos.com.br

 

DONATIVOS

SIGA-NOS!

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar