Início » 8 alternativas ao açúcar para adoçar a boca aos seus filhos
açucar-pixabay
Foto: Pixabay-free
Saúde

8 alternativas ao açúcar para adoçar a boca aos seus filhos

Muito se tem falado e escrito sobre o açúcar e o seu impacto na saúde de todos nós.

Apontado por muitos especialistas como um autêntico ‘veneno’, o açúcar refinado é o mais temido. Ele é responsável por vários malefícios a nível físico e mental e está ligado ao aparecimento e/ou agravamento de várias patologias.

Mas há alternativas, embora nem todas sejam saudáveis. O site Mind Body Green revelou uma lista de bons e maus açucares ou adoçantes, lembrando que o açúcar (natural ou artificial) está escondido num grande número de alimentos e com os mais variados nomes.

Os maus açúcares

Entre os adoçantes que são prejudiciais à saúde estão todos os artificiais, como a sucralose, o aspartame, a sacarina, o neotame e o acesulfame. Ingredientes que marcam presença em muitos alimentos processados e industrializados, como refrigerantes, bolos, pães e bolachas. Também a evitar, o xarope de milho com alto teor de frutose, que pode causar problemas hormonais e impulsionar o aumento da gordura acumulada.

Deve ainda ter cuidado com o néctar de agave e o xarope de arroz castanho, dois adoçantes que até parecem naturais, mas que na verdade podem prejudicar o organismo, causando danos em alguns órgãos.

Os bons açúcares

Segundo o médico William Code, que assina o artigo no Mind Bidy Green, existem alguns adoçantes que podem ser consumidos em alternativa ao açúcar refinado. É o caso da stevia (planta bastante mais doce mas isenta de calorias, sendo que deve optar por uma versão que seja orgânica e crua, que não foi alvo de processamento e alterações. O xarope de ácer é também boa alternativa ao açúcar normal, devendo também optar pela versão mais pura possível.

mel, o melaço e as tâmaras são outras boas opções. O açúcar da fruta (frutose) é também mais natural e ‘amigo’ do que o açúcar refinado, assim como o açúcar ou néctar de coco, cada vez mais utilizado.

Em qualquer dos casos, nunca se esqueça: o uso de qualquer tipo de açúcar deve ser feito com moderação.

noticiasaominuto.com

Comentar

Comentar

DONATIVOS

SIGA-NOS!

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar