Início » 4 livros para falar de emoções com as crianças
o-monstro-de-cores
Lazer

4 livros para falar de emoções com as crianças

Porque é de pequenino que começamos a lidar com as emoções, partilhamos quatro livros que prometem encantar os mais pequenos e fazer a delicia dos mais crescidos. Um primeiro passo na literacia emocional.

1 – “O Monstro das Cores”

“O monstro das cores, hoje, acordou esquisito, confuso, perturbado… Não sabe muito bem o que sente.”

Assim, começa a deliciosa história de um monstro que muda de cor de acordo com as suas emoções. Quando está triste, fica azul. Quando está com medo, veste-se de negro. A raiva deixa-o vermelho. Quando está calmo, fica verde e a alegria pinta-o de amarelo.

Logo no início da história, encontra uma amiga que lhe explica as várias emoções e a importância de separá-las por cores e por frascos. Tudo fica mais fácil assim, pois as emoções baralhadas não funcionam.

2 – “De que cor é um beijinho?” de-que-cor-beijinho

A Mónica já pintou milhões de coisas, mas nunca tinha pintado um beijinho. Curiosa como é, percorre o mundo de emoções à procura da cor certa, mas rapidamente percebe que a palete de cores é variada: vermelho, verde, amarelo, castanho, branco, azul.

A história termina com a pequena Mónica a perguntar: “Mããããe, sabes de que cor são os beijinhos?”. Afinal, as mães têm resposta para tudo, não é verdade?

 3 – “O Pássaro da Alma”

livropassarodaalma

Ainda pelo capítulo das emoções, apresento-te um pássaro que vive dentro de nós e que sente o que nós sentimos. Cada emoção tem uma gaveta: alegria, tristeza, ciúme, paciência, ódio, carinho. Cada emoção activa diferentes comportamentos em nós. Já viste o teu Pássaro da Alma? Escuta-o. Ele quer falar-te sobre as tuas emoções.

4 – “O Principezinho para crianças”principezinho

Era uma vez um menino de cabelos cor de ouro que vive num pequeno planeta. Certo dia, decide ír conhecer o mundo. Na sua visita ao planeta Terra, encontra um piloto perdido no deserto do Sahara. Pede-lhe para desenhar uma ovelha e, assim, começa uma história de amizade e de ternura. Enquanto o aviador tentava arranjar o avião, o Principezinho conta-lhe as viagens que fez até chegar à Terra.

Nesta viagem, o menino encontra uma raposa que partilhou um segredo muito simples: “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.”

As nossas sugestões de leitura:

“O Monstro das Cores” de Anna Llenas, editora Nuvem de Letras

“De que cor é um beijinho?” de Rocio Bonilla, editora Jacarandá

“O Pássaro da Alma” de Michal Snunit, editora Vega

“O Principezinho para crianças”, de Antoine de Saint-Exupéry, editora Presença

Comentar

Comentar

DONATIVOS

SIGA-NOS!

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar