Início » Comer chocolate faz bem aos dentes, garantem os especialistas
comer-chocolate
Foto: Pixabay-free
Saúde

Comer chocolate faz bem aos dentes, garantem os especialistas

Comer chocolate faz bem ou mal aos dentes? Faz bem, dizem os especialistas, “porque inclui extrato de cacau, que por sua vez contém uma substância chamada teobromina, que ajuda a fortalecer o esmalte dos dentes, inibindo a sua deterioração”, explica ao Chupeta VIP a Dra. Joana Farto, Especialista em Odontopediatria e dentista na Real Clínica.

Nesta época natalícia, em que o consumo de guloseimas aumenta, o chocolate pode, pois, ser uma alternativa mais saudável para si e para os seus filhos.

Horário certo para comer chocolate

Para quem gosta de comer chocolate, saiba que deve fazê-lo logo depois das refeições principais. E não se esqueça de escovar os dentes, até 15 minutos depois. Isto porque a placa bacteriana começa a agir em sensivelmente 15 minutos após ter comido. Se em até 15 minutos não tirar os alimentos dos dentes, as bactérias começarão a produzir o ácido que irá atacar a dentição (o açúcar é o substrato que procuram).

De evitar é comer chocolate e doces antes de dormir. Isto porque quando dormimos, o fluxo salivar diminui. Durante o dia, a saliva constante na boca ajuda na limpeza. À noite, como a boca fica mais seca, é desaconselhável ir
dormir sem escovar os dentes.

O chocolate ideal para os dentes

Os chocolates mais amargos – mais puros, com maior teor de cacau – devem ser os preferidos, em relação aos de leite, que por sua vez têm menos açúcar do que os brancos. De evitar também os que ficam mais agarrados aos dentes, os que são recheados com caramelo, brigadeiro e crocante, porque são mais difíceis de retirar.

Importante: Nunca esquecer também o uso de fio dentário, após todas as refeições, para garantir uma perfeita higienização.

Fonte: www.aoniovieira.com.br

DONATIVOS

SIGA-NOS!

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar