Início » Ordem dos Psicólogos contra “Super Nanny” mas psicóloga defende-se
super nanny
Foto: Divulgação
Família

Ordem dos Psicólogos contra “Super Nanny” mas psicóloga defende-se

A estreia do programa da SIC “Super Nanny”, que se estreou no domingo à noite, “incendiou” de críticas as redes sociais. Mas não só.

Também na Ordem dos Psicólogos “choveram” queixas contra a psicóloga Teresa Paula Marques (cédula profissional 916), a Super Nanny, segundo confirmou ao Observador o presidente da Comissão de Ética, Miguel Ricou. “As queixas vão ser julgadas no contexto do Conselho Jurisdicional”, disse Ricou, que não consegue precisar o número de queixas recebidas.

“Este tipo de programas não agoira coisas positivas e embora se diga que só participa quem quer, as pessoas e famílias que o fazem encontram-se em situações vulneráveis”, sublinhou Miguel Ricou, que garantiu que “nenhum modelo na psicologia defende a exposição pública”. Ricou adiantou ainda que a Ordem está a ponderar a criação de uma figura do provedor da criança e do jovem.

“Não estou no programa como psicóloga”

Confrontada com as inúmeras críticas de que tem sido alvo, Teresa Paula Marques, a Super Nanny, remeteu quaisquer esclarecimentos sobre o assunto para a Warner Bros. TV Portugal, responsável pela produção do programa.

Ao Observador, a propósito de uma queixa da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), a psicóloga também recusou quaiquer responsabilidades, dizendo que a questão de uma eventual violação da privacidade e dos direitos das crianças que aparecem no formato “é um problema da SIC”. Sobre a sua responsabilidade como profissional, obrigada a obedecer a um código deontológico, garantiu ainda: “Não estou no programa como psicóloga”. Mas não quis explicitar em que qualidade aparece então no formato da SIC, a partir de um original britânico replicado em cerca de 15 países, EUA, Brasil, França, Suécia, Alemanha e Espanha incluídos.

Fonte: observador.pt

DONATIVOS

SIGA-NOS!

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar